A Testemunha Ocular do Crime e a perspicácia de Agatha Christie

Curtir e compartilhar esse post:
facebook:
twitter:
google plus:
pinterest: pinterest

testemunha ocular do crime, miss marple, agatha christie, pipoca musical, resenhas agatha christie

– Uma mulher acaba de ser assassinada no trem que passou por nós agora mesmo – disse a Sra. McGillicuddy. – Eu vi!
– O que foi que a senhora disse?
– Vi uma mulher sendo estrangulada naquele trem! Eu vi…pela janela!
– Estrangulada?
– Sim, estrangulada! Eu vi, estou lhe dizendo que eu vi! O senhor precisa fazer alguma coisa.
Horrível, simplesmente horrível. Que coisa estranha… que coisa mais fantástica. A providência quisera que ela Elspeth McGillicuddy fosse testemunha de um crime!

Olá pessoal! Hoje estou aqui de novo pra contar pra vocês sobre outro livro da Agatha Christie que eu acho maravilhoso. Com certeza quem é fã dela já deve ter lido vou comentar sobre ele pois a história nunca saiu por completo da minha cabeça. Senhoras e senhores, esse livro é “A Testemunha Ocular do Crime”.

Quem quiser saber mais sobre a Agatha, fizemos uma homenagem especial a ela no dia do seu aniversário aqui no Pipoca Musical, já viu? :)

Voltando para o livro dessa semana: “A Testemunha Ocular do Crime” foi lançado em 4 de novembro de 1957 e suas edições são conhecidas por diversos títulos, tais como: “O estranho caso da velha curiosa” ou “ O comboio das 16h50” em Portugal. Já nos Estados Unidos “Dodd, Mead and Company”, “What Mrs. McGillicuddy Saw!” e “Murder, She Said” (mesmo título do filme).

Essa história tem como detetive a querida e fofa Miss Marple, aquela velhinha enxerida, metida e bastante sagaz. Eu sei que tem muitos fãs da Agatha que só gostam do Poirot, mas eu pessoalmente amo a Miss Marple, acho ela muito engraçada, sem contar que é a personagem feminina mais conhecida da Agatha além de que muitos autores comentam que ela se inspirava nela mesmo (Agatha) para compor e descrever a Miss Marple.

– Receio que o meu tempo já esteja quase todo tomado, mas talvez se a senhorita me explicasse à natureza dessa tarefa que deseja me propor…
– Na verdade é muito simples – retrucou Miss Marple. – Incomum mas simples. Quero que você procure um cadáver.

O livro conta que após fazer as compras a senhora Elspeth McGillicuddy vai pegar um trem para se encontrar com Miss Marple, para passar o tempo mais rápido Elspeth fica observando a paisagem do lado de fora até que outro trem acaba se alinhando com o dela, e é nesse instante que ela visualiza a imagem de uma mulher sendo estrangulado por um homem.

testemunha ocular do crime, miss marple, agatha christie, pipoca musical, resenhas agatha christie

Na empresa de trens, ninguém acaba acreditando em Elspeth além de que nenhum cadáver é encontrado. Mas ela relata o caso à amiga Miss Marple e, juntas, elas criam uma maneira para descobrir a verdade. Miss Marple convida uma amiga muito inteligente que trabalha com serviços domésticos para se infiltrar na casa dos Crackenthorpe.

Miss Marple acredita que o cadáver deve estar próximo da mansão dos Crackenthorpe ou pelo menos pistas dele, mas ela acaba descobrindo que eles têm informações sobre o estrangulamento presenciado por Elspeth e talvez um deles seja o próprio assassino…

– Alguém cometeu um crime com grande eficiência. Não houve escândalo nem suspeita. Duas senhoras idosas relataram uma história muito pouco verossímil, a policia investigou e não encontrou nada. Está tudo sereno. Não creio que esse alguém, seja lá quem for, vá ficar muito satisfeito de ver o assunto investigado – principalmente se você tiver êxito.

Não contarei o final para vocês, mas super indico essa leitura. A Agatha é incrível, detalhada e cheia de suspense, mas isso vocês já sabem, então fica a dica de um livro nota 10. Quem já leu, me diz: você se surpreendeu? Eu sim!

Espero que tenham curtido a resenha de hoje. Deixem o seu comentário!
Beijo grande,

Carol Vieira.

Ficha Técnica

Título: A Testemunha Ocular do Crime
Autor: Agatha Christie
Ano: 1978
Gênero: Suspense, Policial
Editora: Nova Fronteira
Páginas: 191

Deixe seu comentário

Comentários

Comentários do Facebook

8 comentários via blog

  1. Carla comentou em

    Que legal ver uma resenha sobre esse livro! Eu adoro Agatha Christie e acho que foi por causa dos livros dela que eu comecei a gostar tanto de ler (principalmente as histórias com o Poirot hehehe). Já li muitas obras dela, mas essa ainda não, acredita? Amei a dica e já coloquei na minha lista! =D
    beijos!

    1. Carol Vieira comentou em

      Oiii Carla, tudo bem florzinha?
      Fiquei super feliz de saber que você gostou, super indico essa leitura, acredito que você vai adorar ainda mais se já gosta da Agatha ^^ Depois que você ler, me manda uma msg quero saber se você gostou tanto quanto eu dessa obra. Beijão ;**********

  2. Shadai comentou em

    Esse foi o primeiro livro da Agatha e que me fez ser fã dela.
    Achei sensacional, a ponto de mesmo não sendo um leitor assíduo ter lido mais alguns livros dela após esse.
    Mas, infelizmente, enjoei e parei de lê-la.
    Fico feliz que eu comecei com o pé direito, com um ótimo livro dela.
    E, adoro a Miss Marple, prefiro ela do que o Poirot – acho que pois pouco li obras com ele.

    1. Carol Vieira comentou em

      Shadai eu sou muito fã dela, tenho alguns livros que ainda não li na minha estante e nunca enjoei mas eu te entendo perfeitamente, às vezes eu lia tantos mais TANTOS dela que só sonhava com detetives e assassinos hahahah bem louca, ai dei uma parada e mudei um pouco o estilo. Mas mesmo assim ela mora no meu coração! Beijo grande ;*******

  3. Ótima resenha. Agatha Christie escreve super bem, também sou fã da autora. Também gostei bastante deste livro. Ainda não li nada dela esse ano, preciso mudar isso, logo.
    Beijos
    All My Life in Books – Aguardo sua visita!

    1. Carol Vieira comentou em

      Nati tem que ler algo da Agatha SEMPRE :D hahahah beijão querida! ;*

  4. Bruna comentou em

    Já li vários livros da Agatha e sou muito fã!!! Adoro o Poirot e a Miss Marple e sou apaixonada por várias histórias estreladas por ele, porém meu livro da Agatha preferido, que já li muitas e muitas vezes, é ” Um destino ignorado”. O livro é maravilhoso, Há um misterioso desaparecimento de vários cientistas do mundo inteiro que está sendo investigado pela polícia inglesa. A mulher de um cientista que está desaparecido está sendo seguida pela polícia, que desconfia que ela está indo ao encontro do marido. No caminho a mulher sofre um gravíssimo acidente e assim a polícia fica sem ter como continuar seguindo a pista. Coincidentemente, uma outra mulher que tem as mesmas características físicas da mulher do cientista(cabelo ruivo e olhos azuis) está disposta a cometer um suicídio. Um policial percebe a intenção da mulher e propõe uma forma de suicídio bem mais interessante: assumir o lugar da esposa do cientista e descobrir para onde estão indo os maiores cérebros das nações. Suas chances de sair viva da aventura são praticamente nulas. A mulher resolve aceitar a proposta do investigador, já que não tem nada a perder. Começa então a aventura!!!! Esse livro da Agatha é incrível, apesar de fugir um pouco do seu estilo( quem matou, quem é o assassino), mas é puro suspense, aventura e romance. Amo de paixão, porém ele é pouco divulgado. Leiam, please!!!!!

    1. Carol Vieira comentou em

      Bruna valeu pela dica “Um Destino Ignorado” é super legal também ^^quem sabe não rola uma resenha sobre ele hahah?!!! :D Abraços