Se os lobos saírem de dentro das paredes, está tudo acabado!

Curtir e compartilhar esse post:
facebook:
twitter:
google plus:
pinterest: pinterest

os lobos dentro das paredes capa, livros neil gaiman, livros rocco, quadrinhos rocco

Lucy sabia que tipos de coisas faziam ruídos assim dentro das paredes de velhos casarões, então correu e contou para a mãe.
– Há lobos dentro das paredes – disse Lucy para a mãe. – Eu posso ouvi-los.
– Não – disse a mãe. – Não existem lobos dentro das paredes.

Neil Gaiman é um autor versátil: já escreveu quadrinhos, já roteirizou graphic novels e séries de tv, já escreveu para crianças e criou para adultos, já narrou suas próprias obras (os audiobooks valem a pena, hein!). Como forma de representar uma parte do seu extenso trabalho, hoje vamos falar do livro infantojuvenil escrito por Neil Gaiman e ilustrado por Dave McKean, Os Lobos Dentro das Paredes (adicione ao Skoob). No Brasil, a história é publicada pela Editora Rocco. :)

[LEIA+: Conheça outros trabalhos de Neil Gaiman]

Nesta história, Lucy é uma garotinha que tenta chamar a atenção da família para algo que a está incomodando: há ruídos “apressados, alvoroçados e farfalhantes” vindo das paredes da casa. Aparentemente há lobos vivendo lá dentro.

os lobos dentro das paredes, neil gaiman, dave mckean wolves, pipoca musical, neil gaiman rocco, porco rosa raquel moritz
os lobos dentro das paredes, neil gaiman, dave mckean wolves, pipoca musical, neil gaiman rocco, trecho livros

Se os lobos saírem de dentro da parede está tudo acabado. (…) Todo mundo sabe disso.

Indiferentes à questão, mãe, pai e irmão ignoram a garota, até o dia fatídico em que, sim!, os lobos saem de dentro das paredes, e colocam a família de Lucy para correr. Na pressa, ela até perde a Porquinha de Pelúcia que ela tanto gosta. (isso explica o porco nas fotos, hahn?)

Com um toque de conto de fadas, o roteiro de Neil Gaiman explora a negligência familiar, os medos primários do ser humano e ainda reforça que é importante você lutar pelo que você acredita e, principalmente, lutar contra seus medos.

os lobos dentro das paredes, neil gaiman, dave mckean wolves, pipoca musical, neil gaiman rocco, porco rosa
os lobos dentro das paredes, neil gaiman, dave mckean wolves, pipoca musical, neil gaiman rocco, trecho lobos neil gaiman

– Podemos morar numa casa da árvore, no topo de uma enorme árvore – continuou o irmão.
– Ou podemos voltar e morar na nossa própria casa – afirmou Lucy.

Neil Gaiman diz ter se inspirado em um pesadelo que sua filha Maddy teve aos quatro anos de idade, que envolvia lobos e paredes. A peça se torna ainda mais bonita ao compreender o trabalho de ilustração do Dave McKean, parceiro artístico de longa data do Gaiman, que mistura fotografias, desenhos e imagens digitais para passar a força desejada.

os lobos dentro das paredes, neil gaiman, dave mckean wolves, pipoca musical, neil gaiman rocco, trecho de livros

Eles se amontoaram nos fundos do jardim naquela noite. As luzes estavam acesas em todos os cômodos da casa. E dentro dela, eles sabiam que os lobos estavam assistindo à sua televisão e comendo a comida da despensa da família e dançando danças lupinas para cima e para baixo da escada.

E aí, curtiram o projeto gráfico e a história de Os Lobos Dentro das Paredes? Eu gostei especialmente do final, uma forma madura de mostrar o ser humano superando seus medos e se impondo diante dos infortúnios. A arte de McKean também não deixa nadica de nada a desejar.

É uma leitura recomendada para o público infanto juvenil e, pq não?, adultos. Sejamos honestos: a gente também precisa relembrar que os desafios estão aí para serem superados, não é?

Curiosidade: no ano de 2006, Os Lobos Dentro das Paredes foi adaptado para o teatro, em uma espécie de musical infantil com algumas letras escritas pelo próprio Gaiman.

Ficha Técnica

Título: Os Lobos Dentro das Paredes
Autor: Neil Gaiman (Ilustrações: Dave McKean)
Ano: 2006
Editora: Rocco
Gênero: Infanto-Juvenil, Urban Fantasy
Páginas: 60
Skoob: adicione na estante

Deixe seu comentário

Comentários

Comentários do Facebook

7 comentários via blog

  1. Raquel, você já deve saber que amo infantojuvenis, então nem preciso dizer que PRECISO desse livro… Haahah! Mais uma vez parabéns por esse super e lindo especial sobre o Gaiman!

    Bjs!

    1. Aaah é verdade, você curte bastante :) Eu gosto de ler um ou outro pra confirmar o poder de mudança de uma literatura bem escrita. Esse do Neil pode parecer uma história bobinha (você lê em 30 minutos), mas tem suas mensagens. :)

      Fico muuuito feliz em saber que você está curtindo o especial, tem mais alguns pela frente ainda \o/

      Beijo, flooor!

  2. Fabiana Almeida comentou em

    Raquelzita apareceuuuuuuuuuu na foto!!!! *comentário nada a ver com o post*

    Esse Neil é apaixonante né?(sem falar na super simpática porquinha ‘-‘ )
    Tenho 2 adolescentes e estou construindo com eles o hábito de ler. Apesar de ter começado tarde, acredito nessa construção…
    Tem dado certo ;)

    Parabéns pelos post, pelas fotos!!!!

    Bjuuuu e bom feriado!!! <3

    1. HAEHAEUHEAUHEHUE, tu vê, milagres acontecem, Fabi!!! :P

      Olha, sou da filosofia de que antes tarde do que mais tarde. Vi no Fantástico esses dias que uma brasileira tinha zilhões de livros em casa e resolveu levar pra comunidade dela, até gente que não sabia ler ganhou livro e a oportunidade de aprender (nem preciso dizer que fiquei emocionada, né?). Lógico que é só um exemplo, mas estou super de acordo com a sua atitude. É assim que tem que ser :)

      Beijão, bom feriado pra você também <333

  3. Anna comentou em

    Oi Raquel! Aqui é a @annap666 do instagram. Estou apaixonada pelo Pipoca, sabia? :)

    Fico feliz também que você tem feito parcerias bacanas, umas coisas mais fora-do-eixo, tipo a Darkside. Vou te acompanhar sempre por aqui. :)

    Anna

    1. Annaaaa, oooi! Que bom ver você por aqui \o/ E que ÓTIMO saber que você tá gostando do blog <3333

      Sou muito grata aos parceiros do blog. Todos tem trabalhos excepcionais e acreditam nesse projeto. :DD

      Beijo grande, te espero mais vezes por aqui! :)