Homem de Ferro 3 equilibra humor e ação, e mostra as incertezas do herói

Curtir e compartilhar esse post:
facebook:
twitter:
google plus:
pinterest: pinterest

homem-de-ferro-3-armadura

Some people call me a terrorist. I consider myself a teacher. Lesson number one: Heroes, there is no such thing. – Mandarin

Desde que assisti ao primeiro trailer de O Homem de Ferro 3, com o Mandarim (Ben Kingsley) e seu discurso sobre terrorismo e lições, fiquei arrepiada. Este seria um grande filme.

Tecnicamente, Homem de Ferro 3 funciona como uma continuação dos eventos de Os Vingadores, o que é super legal, porque daqui muitos anos, as pessoas terão que assistir esse outro filme pra tudo fazer sentido.

Tony Stark (Robert Downey Jr. ♥) tem dificuldades pra dormir desde os ataques dos chitauri a Nova York (contado em Os Vingadores). Apesar da batalha bem sucedida, o herói sofre de ataques de ansiedade e é atormentado por pesadelos terríveis constantemente.

homem-de-ferro-3-stark-recado

Sua prioridade número 1 é proteger a namorada – e chefe das Indústrias Stark – Pepper Potts (Gwyneth Paltrow) da lista interminável de inimigos que o Homem de Ferro arranjou desde que contou ao mundo a sua identidade. A mais recente ameaça é o Mandarim (Ben Kingsley), líder de uma organização terrorista que realiza uma série de ataques brutais em rede nacional e, desconfia-se, tem aliados poderosos.

homem-de-ferro-3-mandarm

Conhecemos então Aldrich Killian (Guy Pearce), um cientista que deu a volta por cima da própria esquisitisse e hoje é o fundador de uma organização privada que desenvolve um vírus poderoso em parceria com Maya (Rebecca Hall, de Vicky Cristina Barcelona), uma antiga namorada de Stark.

[LEIA+: A história do visual do Homem de Ferro 3]

Quem também foi afetado pelas maquinações do Mandarin foi Happy Hogan (Jon Favreau), agora segurança oficial de Pepper e amigo de Tony – que declarou seu desejo de vingança na televisão e recebeu como resposta um ataque impressionante à sua casa em Malibu.

homem-de-ferro-3-ataque-malibu

Agora, para poder livrar o mundo – e sua namorada – das ameaças iminentes, Tony precisa ressurgir dos destroços e usar toda a sua inteligência para enfrentar seus fantasmas e medos.

AVISO AOS NAVEGANTES: tem cena bônus no final dos créditos de Homem de Ferro 3!

O homem de ferro fora da armadura

Homem de Ferro 3 mantém as características que já fizeram os outros filmes ser um sucesso: humor, sarcasmo, efeitos visuais espetaculares e muita ação. OK, talvez neste último não tenha taaanta ação, mas ainda assim a mistura faz os 130 minutos de filme passarem voando. O que mais se destaca, no entanto, é o lado sombrio (evidenciado inclusive pela fotografia do filme) e a pegada humana para o herói – quem gosta de ação e quebra pau pode se chatear com isso.

Ainda temos a presença do coronel James Rhodes (Don Cheadle) e sua Máquina de Combate (rebatizada para Patriota de Ferro), juntando sua inteligência à de Tony para conseguir sobreviver (de vez em quando sem as armaduras). Pepper também tem seu papel fortalecido. Ela ainda é protegida por Stark, mas em alguns momentos, ela mesma o salva vestindo parte de sua armadura.

homem-de-ferro-3-pepper

Sem armadura, Tony é mais vulnerável, mas não é incapaz. A escolha foi do novo diretor Shane Black (os dois primeiros filmes foram dirigidos por Jon Favreau), que queria dar um lado mais humano para o personagem.

Homem de Ferro 3 tem um bom roteiro, um elenco de peso, trilha sonora marcante e ainda equilibra bem o humor e a ação. A edição também dá um ritmo bem agitado pra história.

Há, sim, uma diferença deste para os demais filmes do herói, mas elas contribuem para um desfecho bem resolvido. Vale a pena assistir na tela grande.

Continuações e aposentadorias

Os fãs da franquia se preocupam com a continuação da história nos cinemas. Robert Downey Jr. ainda estará presente em Os Vingadores 2, mas o ator já deu a entender que irá se aposentar do personagem ao completar 50 anos.

homem-de-ferro-bastidores

Se o Homem de Ferro 3 será o último? Difícil dizer. O personagem é peça importante no jogo, mas temos vários exemplos de franquias que seguiram a vida com outros atores.

Seja como for, Robert Downey Jr. sempre será Tony Stark. ♥


Ficha Técnica

Título: O Homem de Ferro 3 (Iron Man 3)
Diretor: Shane Black
Ano: 2013
Gênero: Ação
Duração: 130 minutos

Post escrito por: Raquel Moritz.

Deixe seu comentário

Comentários

Comentários do Facebook